Autor: Eduardo Gedrait e Rafael de Oliveira
Colaboração: José Alvarez, Régis Luiz Feldmann e Marcos Pivari
Agradecimentos especiais à ANFAVEA
Matérias Alexander Gromow:
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-que-levam-a-casa-nas-costas-parte-1/
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-2/
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-3/
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/10/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-4/
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/11/kombis-levando-a-casa-nas-costas-parte-5-final/
HISTÓRIA
A história da Karmann-Ghia no Brasil se funde com a da VW, apesar desta não ter sido exclusiva da montadora alemã. Além do famoso cupê esportivo Karmann-Ghia, que era produzido por ela e vendido pelas concessionárias VW, ela também foi responsável por diversos projetos nacionais, como o próprio SP2 da VW, além do Escort XR3 conversível, Willys Itamaraty Executivo, Dodge D100, além de diversos projetos para Mercedes-Benz, Fiat, Scania e Volvo.
A KARMANN AG em Osnabrück, na Alemanha, lançou seus primeiros motor-homes em 1974, com base no Volkswagen Tipo 2 (foto acima), e até meados de 1979 montou 1000 unidades. Com a introdução do modelo T3 em 1979, na Alemanha, modificaram o projeto que passou a ter uma cama sobre a cabine (como nossas Safaris) e ostentava dois nomes e montagens; a CHEETAH (leopardo) mais simples e a GIPSY (cigana), mais luxuosa e equipada. Esta pintura com o leopardo pode ser vista na lateral de muitas das Safaris brasileiras. A disposição interna de mobiliário e equipamentos possui enorme semelhança com nossas Safaris. Foram fabricadas até 1990 na fábrica da Karmann em Rheine, sendo 778 Gipsy e 113 Cheetah.
Vamos para a África do Sul. Lá encontramos a JURGENS SAFARI CARAVANS, empresa sul africana de origem holandesa, que produz ainda hoje veículos de lazer. Ela já utilizava em 1973 (portanto antes da Karmann AG na Alemanha) Kombis T1 e T2 para fazer montagens muito semelhantes às Karmann Mobil produzidas no Brasil. Tudo leva a crer que o nome SAFARI veio dali, mas somente o nome. Que os veículos possuem semelhança é inegável, mas não encontrei qualquer indício que vinculasse a Karmann AG produzindo autocaravans na África do Sul.
No Brasil, o mercado dos chamados veículos de lazer era bem tímido, mas já existia desde a década de 60 conforme mostra a capa da Revista 4 Rodas de Fevereiro de 1961:
Em 1972 a Karmann-Ghia do Brasil estreou em novo segmento de atuação, onde seria pioneiro e com o qual se notabilizaria nas duas décadas seguintes: a indústria de trailers e motor-homes. Iniciada com dois trailers lançados no VIII Salão do Automóvel, a linha de produtos foi ampliada até chegar, no final da década, a nove reboques e três motor-casas: Karmann Mobil Carolina (a partir do microônibus Caio Carolina), Mobil Touring e Mobil Safari. Os dois últimos modelos, montados sobre Kombi com cabine interligada ao compartimento traseiro, rapidamente se tornaram ícones do campismo brasileiro.
Mais tarde o portfólio da empresa também passou a contar com pequenos reboques para transporte e para uso agrícola e (a partir do XII Salão) com um teto alto de plástico reforçado com fibra de vidro, adaptável à linha Kombi, com altura interna de 1,86 m, que aumentou em 30% a capacidade volumétrica do veículo.
Safari é um nome mercadologicamente forte e que remete em essência a aventuras e novas descobertas. Adicionado do nome CHEETAH (leopardo) que era estampado nos veículos alemães formou uma marca certa e agressiva para despertar um mercado que ainda era incipiente, voltado ao uso do trailer e poucos motor-homes de fabricação individual e grosseira, ressalvando-se os produtos da Turiscar em Novo Hamburgo/RS que havia iniciado a produção de motor-homes em 1976 sob a batuta do visionário e saudoso empresário Pedro Scheid. Era realmente um mercado novo e a Karmann-Ghia do Brasil carregava um especial conceito em veículos de lazer; pequeno, ágil, com montagem padronizada, mecânica confiável e pontos de venda e manutenção no Brasil inteiro.
PRODUÇÃO
Está descrito no próprio site da Karmann-Ghia do Brasil que em 1974 iniciou a produção de trailers e motor-homes o que perdurou até 1995 quando foi desativada esta linha de montagem. Temos dúvidas sobre esta data de início, ao menos para a Touring, pois o modelo T2 da Wolkswagen, somente teve iniciada sua produção no Brasil em 1976 e nunca vimos nenhuma Touring sobre a plataforma T1, o que nos leva a crer que as primeiras unidades, na verdade eram unidades adaptáveis da Kombi Camping, kit desmontável para conversão do interior da Kombi em motor-home.
Clique na imagem acima para ver o folder completo da Kombi Camping.
E mesmo depois do lançamento da T2 o kit continuou a ser vendido, observe as imagens do Salão do Automóvel de 76:
A primeira matrícula que possuímos em nossos registros data de 1977, número 104 (confira a tabela com todas as unidades conhecidas abaixo). Acreditamos que a referência a 1974 diz respeito ao início da produção de trailers.
A produção dos veículos, portanto começa no meio da década de 70. O boom nas vendas ocorre em meados dos anos 80, quando, abalada por uma forte crise, a Karmann-Ghia do Brasil reduz seus investimentos na área, reduzindo assim sua produção na metade final daquela década. Com o contrato com a Ford para a produção do XR3 conversível, a produção dos Mobil Safari se reduziu ainda mais. Informações oficiais datam a produção até 1995, mas é raro encontrar alguma Mobil Safari produzida após 1990. Nossas estimativas hoje compreendem o número de série 104 (de 1977) até o 550 (de 1990), o que nos leva a uma estimativa de apenas 500 unidades produzidas em 20 anos de linha, uma vez que consideramos também que a produção das Mobil Touring se iniciou a partir da unidade 100.
Vale lembrar ainda que o lançamento das Mobil pela Karmann-Ghia do Brasil se deu inicialmente através apenas da Touring. A partir de 1979, de acordo com nossos registros, é que aparecem as primeiras Safaris, que passaram a ser predominantes, apesar da Touring ainda ser produzida em encomendas especiais.
NÚMERO SERIAL DE TOURING E SAFARIS PRODUZIDAS | |||
REGISTRO | ANO | PLACA | OBSERVAÇÃO |
104 | 1977 | IDD-8414 | |
107 | 1977 | BGZ-2782 | |
109 | 1977 | MAG-9822 | |
116 | 1977 | FH-6343 | Santiago/ CHI |
119 | 1977 | IIG-4714 | |
129 | 1977 | IIO-1439 | |
131 | 1977 | ||
133 | 1977 | LZT-9767 | |
135 | 1977 | IHL-6856 | |
140 | 1978 | LHT-9551 | |
144 | 1978 | KTQ-6535 | |
149 | 1978 | IIX-7053 | |
150 | 1978 | ||
151 | 1980 | RXQ-12 | Kombi Camping Argent. |
157 | 1978 | ADQ-5740 | |
159 | 1978 | LEP-2939 | |
163 | 1978 | ICJ-0149 | |
169 | 1979 | ||
182 | 1979 | JED-4209 | |
186 | 1979 | LXN-7666 | |
188 | 1979 | LIL6474 | |
189 | 1979 | ||
191 | 1979 | GA-1726 | Chile |
192 | 1979 | LXG-8363 | Alemanha |
197 | 1980 | LZJ-3545 | |
198 | 1980 | ICM-3703 | |
203 | 1980 | LFU-8486 | |
210 | 1980 | KBQ-5773 | |
211 | 1980 | LJ-7942 | |
212 | 1980 | LAX-7837 | |
218 | 1980 | ICM-8636 | |
219 | 1980 | IAT-5064 | |
220 | 1980 | IHD-5525 | |
224 | 1980 | JEQ-0710 | |
225 | 1980 | BLG-2654 | |
226 | 1980 | LYL-9355 | |
227 | 1980 | CPH-7609 | |
228 | 1980 | DHG-3917 | |
235 | 1980 | AEA-6380 | |
239 | 1980 | MTG-3039 | |
243 | 1980 | LGE-1203 | |
253 | 1981 | LGK-9721 | |
254 | 1981 | ICO-4090 | |
260 | 1981 | IMW-0354 | |
266 | 1981 | CBM-1232 | |
270 | 1981 | ? | Miami/ USA |
274 | 1981 | BPC-4800 | |
281 | 1981 | ||
283 | 1981 | IJA-6853 | |
288 | 1982 | IJH-1035 | |
290 | 1982 | ||
297 | 1982 | ABT-2567 | |
298 | 1982 | IIE-2430 | |
300 | 1983 | BFE-0749 | |
301 | 1983 | ? | QU4RTO STUDIO |
303 | 1983 | IIL-2078 | |
304 | 1983 | IHL-5128 | |
306 | 1983 | IGF-8058 | Pode ser a 308 |
310 | 1983 | CRZ-7581 | |
314 | 1983 | CWJ-9363 | |
317 | 1983 | CIV-4986 | |
320 | 1983 | IJA-5623 | |
321 | 1983 | IAS-9962 | |
322 | 1983 | AEP-6288 | |
324 | 1983 | BLK-8813 | Casulo Viajante |
326 | 1983 | IFO3704 | |
328 | 1983 | IFS3937 | |
329 | 1983 | CGL-2670 | |
330 | 1983 | IJF-5123 | |
334 | 1983 | BVC-0076 | |
341 | 1984 | CTO-8076 | |
342 | 1984 | ||
346 | 1984 | LID0448 | Verde |
347 | 1984 | IFQ-0140 | |
353 | 1984 | BZN-9389 | |
355 | 1984 | JCY-2499 | |
357 | 1984 | IIX-1767 | |
358 | 1984 | ||
359 | 1984 | CQB-4F18 | |
360 | |||
361 | 1984 | BRN-3906 | |
367 | 1984 | IBR-2I70 | |
369 | 1984 | IHO-2374 | |
372 | 1984 | IGC-9454 | |
374 | 1984 | AGH-2754 | |
376 | 1984 | ICN-7683 | |
377 | 1984 | IGO-7610 | |
378 | 1984 | AGU-1820 | |
379 | 1984 | AKT-2116 | |
380 | 1984 | IJF-6270 | |
382 | 1984 | IAX-8352 | |
389 | 1985 | LYQ-2008 | |
390 | 1985 | CKE-7548 | |
398 | 1985 | BFN-0916 | |
400 | 1985 | BRF-6746 | |
404 | 1985 | CAU-6945 | |
409 | 1985 | JFK-9829 | Pode ser a 406 |
412 | 1985 | LGX-2669 | |
413 | 1985 | IDP-6121 | |
414 | 1985 | IJA-5132 | |
416 | 1985 | CPF-2621 | |
418 | 1985 | CST-7760 | |
419 | 1986 | AFF-2607 | |
420 | 1986 | IIP4375 | |
421 | 1986 | CWI-4552 | |
424 | 1986 | BMF-1857 | |
429 | 1986 | CSZ-4E89 | |
430 | 1986 | CAZ-2636 | |
435 | 1986 | LZX-5651 | |
438 | 1986 | HQH-0970 | |
441 | 1986 | LZC-5326 | |
444 | 1986 | CPD-1376 | |
445 | 1986 | GTS-1386 | |
446 | 1986 | BKO-0245 | |
448 | 1986 | ||
449 | 1986 | CEZ-3976 | |
450 | 1986 | KQC-0448 | |
452 | 1986 | IDR-5484 | |
453 | 1986 | ||
457 | 1986 | ACX-0069 | |
458 | 1986 | ICR- 0146 | |
465 | 1986 | BXM-4770 | |
467 | 1986 | ABG-5086 | |
468 | 1986 | ADH-4A33 | |
469 | 1986 | AMO-2304 | |
470 | 1986 | AEH-8384 | |
471 | 1986 | IAY-0267 | |
472 | 1986 | BKM-1722 | |
475 | 1986 | CQC-8340 | |
477 | 1986 | AIX-7168 | |
478 | 1986 | ADO-9862 | |
480 | 1986 | IEU-3647 | |
483 | 1987 | CBM-9311 | |
484 | 1986 | AFF-0902 | |
485 | 1987 | COZ-2539 | |
486 | 1986 | CRT-1763 | |
487 | 1986 | ACW-7388 | |
488 | 1986 | JDT-1291 | |
488 | 1987 | CAD-3936 | |
489 | 1986 | JEP-5586 | |
490 | 1987 | CQZ-8418 | |
491 | 1987 | ACE-1340 | |
492 | 1987 | BRF-9265 | |
496 | 1987 | IDC-7384 | São Leopoldo/ RS |
499 | 1987 | LHN-7601 | |
500 | 1987 | KBS-5596 | |
503 | 1987 | ASP-0027 | |
506 | 1987 | AFS-7528 | |
507 | 1987 | CSN-1740 | |
512 | 1987 | CIY-2627 | |
514 | 1987 | IJO-8028 | Willian Fagundes |
516 | 1988 | IAX6520 | |
527 | 1989 | ALV-6160 | |
528 | 1989 | AIU-8783 | |
529 | 1989 | BHO-1342 | |
534 | 1989 | BII-1060 | Ex-Agencia Bradesco |
535 | 1988 | CSN-0126 | |
537 | 1989 | CEJ- 5691 | |
539 | 1989 | IDN-7067 | |
543 | 1989 | LYK-9541 | |
547 | 1989 | IBS-9568 | |
549 | 1989 | ACW-7758 | |
550 | 1990 | IAU-4905 | |
Serial não identificado | 1976 | IDO-7325 | |
Serial não identificado | 1977 | CDN-2306 | |
Serial não identificado | 1981 | CWU-8028 | |
Serial não identificado | 1983 | CZP-1983 | |
Serial não identificado | 1985 | ILL-4676 | |
Serial não identificado | 1986 | CLY-0956 | |
Serial não identificado | 1985 | AFA-9372 | |
Serial não identificado | 1985 | BRN-1718 | |
Serial não identificado | 1986 | MBB-3316 | |
Serial não identificado | 1986 | IEJ-0897 | |
Serial não identificado | 1986 | ACX-6910 | |
Serial não identificado | 1988 | CIY-2627 | |
Serial não identificado | 1988 | LAX-6520 | |
Serial não identificado | 1990 | CMR- 5726 |
Possui uma Karmann Mobil que não está listada? Nos ajude a saber mais das histórias delas! Clique aqui e envie a sua!
CONFIGURAÇÃO
No geral o veículo possui um dormitório de casal fixo (elevado acima da cabine, modelos Safari), sala reversível para dormitório de casal, opção de beliche de lona (acima da mesa/cama), cozinha com pia, fogão e geladeira e banheiro com pia, sanitário portátil e box monobloco.
Possui também caixa de água potável com bomba de 12V que alimenta o banheiro e a pia da cozinha. O sistema hidráulico, que pode ser conectado diretamente a uma torneira externa, passa pelo aquecedor de passagem a gás (chama piloto). O Bujão de gás de 2kg, por sua vez, que alimenta também o fogão e geladeira, tem um espaço definido com acesso externo com chave. Há um bagageiro externo que é acessado pela mesma escada que dá acesso à cama suspensa à cabine. O toldo de enrolar possui fechamento externo para aumentar sua área útil em maiores estadas.
1- Mesa escamoteável.
2- Sala de Estar e Jantar reversível para dormitório para 2 ou 3 pessoas.
3- Sanitário Portátil.
4- Banheiro monobloco com pia e ducha.
5- Armário guarda-roupas.
6- Refrigerador 85L (elétrico e a gás GLP).
7- Dormitório elevado de casal.
8- Cozinha com pia e fogão de duas bocas com forno.
REGULARIZAÇÃO
Tem sido comum, e não são poucas, as dificuldades encontradas por proprietários de veículos Karmann Mobil Touring e Safari junto aos organismos de trânsito em todo o Brasil. Por ausência de integração destes organismos no passado e talvez desconhecimento da linha de produção da Karmann-Ghia do Brasil, por inúmeras vezes compradores/proprietários destes veículos tem negados seus registros. Quem sabe, possível que a inspeção veicular acredite que aqueles motor homes esquisitos sejam resultados de engenharia doméstica. Ainda mais quando apresentadas para vistoria trazendo em seus certificados de registro no campo "espécie/tipo" definições como; automóvel funeral, ambulância, furgão para nove passageiros, etc.
Vale recordar que a Volkswagen do Brasil fornecia para a Karmann-Ghia um modelo de Kombi/Furgão incompleto e em versão especial. Para que sobre aquela plataforma mecânica fosse montada uma Karmann Mobil havia uma exigência técnica que obrigava a mudança do local do número de identificação veicular original da Volkswagen. Com pequeno recorte e soldagem profissional executada pela montadora automotiva Karmann-Ghia esta plaqueta era recolocada próximo ao ponto anterior. Nenhuma outra identificação original era modificada. É exatamente neste quesito que tem acontecido rejeição pelos organismos de registro como se o veículo tivesse sido violado ou alterado ao curso de sua existência.
A correta descrição do veículo é (espécie/tipo) PASSEIO/AUTOMÓVEL/MOTOR CASA, (marca/modelo) VW/KARMANN MOBIL, (cap/pot/cil) 004P/065CV. Ressalto a necessidade de a Safari (ou Touring) possuir quatro cintos de segurança. Dois dianteiros e dois nos sofás traseiros.
Caso seja necessário, utilize os formulários padrão que a Karmann Ghia do Brasil fornecia à proprietários, disponível na nossa seção de informações técnicas.
Veja abaixo reprodução de folders da Karmann-Ghia do Brasil sobre as Karmann Mobil
Recomendamos a visita aos seguintes sites para encontrar mais informações técnicas a respeito das modificações, adaptações e regularização nas Karmann Mobil Safari e Karmann Mobil Touring:
https://www.safaristas.com.br/ags
https://macamp.com.br/acervo_kg_safari/
https://safari0361.blogspot.com.br/
Veja o vídeo da história da Mobil Safari de José Alvarez:
https://www.youtube.com/watch?v=sGFgNM1r29c
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