Falar de Barndoor não é tarefa fácil. Segundo o Aluisio Lemos: "... as primeiras BARNDOORS não tinham uma lógica na montagem, fato dito pelo próprio Mauricio Marx que possui 3 Barndoors (Revista Fusca & Cia) em pesquisa quando restaurou sua primeira Tipo2...", mas vamos tentar.
Nascia a Kombi, abreviação de Kombinationfahrzeug, ou veículo de uso combinado (ou veiculo Multi-uso).
A Alemanha pos guerra era um pais em fase de reconstrução e a volkswagem pensando no mercado promissor internacinal expandia a produção daquela que seria junto com o fusca o casamento perfeito para o sucesso.
Em 1950 chega no porto de Santos as 2 primeiras kombis juntamente com 10 fuscas,era um teste que a Volkswagem estava fazendo com o mercado brasileiro, e os resultados de vendas foram fantásticos, pois o preço estimado era de CR$ 20.000,00(vinte mil cruzeiros), e o resultado final foi surpreendente, pois a Brasmotor conseguiu vender pelo extraordinário valor de CR$ 60.000,00(sessenta mil cruzeiros), cada veiculo.
A Kombi começou a ser vendida no Brasil, importada (e depois montada) pelo grupo Brasmotor, representante Chrysler e dono da Brastemp. Em 1953, a própria Volkswagen criou uma filial aqui. A produção da Kombi com peças nacionais começou em setembro de 1957. Foi o primeiro modelo da marca feito no Brasil e participou intensamente da construção de Brasília.
1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e início das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietário da marca Brastemp). Na traseira havia uma grande tampa do motor, que deu origem ao apelido "barndoor" (porta de celeiro). A Kombi era equipada com motor de 1100cc e 25hp, o eterno boxer de 4 cilindros opostos refrigerado a ar. A partida era elétrica (na chave) ou manual (na manivela), 8 grades de ventilação no motor p/ fora; não há aba de ventilação acima do parabrisas, espelho retrovisor externo fixado na coluna na altura da metade do parabrisas. Em maio surge o modelo Microbus, para passageiros, com forração mais caprichada e pintura em dois tons. As primeiras Barndoors tinham dois emblemas VW, fabricados em alumínio fundido, sendo um na dianteira e outro na traseira. O emblema traseiro foi abolido em outubro (a partir do chassi 20-05535). Quanto ao emblema dianteiro, a partir do chassi 20-011869, por volta de abril, o emblema passou a ser de metal estampado. Havia apenas um pequeno refletor (olho de gato) instalado na traseira esquerda, abaixo da lanterna.
A capacidade de carga inicial era em torno de 750 Kg. Os números de produção eram de cerca de 10 veículos por dia na fábrica
8 grades de ventilação no motor p/ fora
Todas as barndoor não tinha ventilação sobre os pára-brisas da frente, até chassi 20-117901.
Ventilação a partir do chassi 20-117902
vidro traseiro trapézio (chassi 20-012343 até 20-117902)
tampa com emblema (até chassi 20-05534)
tampa fechada sem emblema (chassi 20-05535 até 20-012342)
logo em aluminio até o chassi 20-011868.
letras V e W emendadas
Lanternas:
https://www.vintagebus.com/techinfo/taillights.htmlPara-choques:
De 1950 até 1967 a Kombi utilizou o parachoque "almofadinha". De 1950 a 1958 sem puleiros.
Alguns detalhes do modelo Barndoor:
A- a "testa" possui um vinco saliente, e a calha possui um certo ângulo;
B- o "beiço" da calha é bem perto da coluna A;
C- a ventarola é bem característica, formato bem diferente, sendo fixada com dobradiça piano;
D- as aletas de ventilação são em número de 8;
E- a "saboneteira", ou o recesso do trinco é estreito como o do Fusca. Se repararem, na Kombi pós Barndoor o recesso é mais arredondado;
F- o paralama dianteiro, na parte indicada, é mais largo do que o da Kombi pós Barndoor;
G- reparem que não existe aquele "rebaixo" arredondado na lata, em torno do eixo do limpador.
1951: A partir de abril (Chassi 20-05534) todas as Barndoors passaram a ter janela traseira. Em junho surge o modelo De Luxe Microbus (apelidada de “Samba”), com oito janelinhas adicionais no teto (23 janelas no total), teto solar, painel grande com rádio e relógio, frisos, etc. Em dezembro é lançado o modelo ambulância.
kombi samba
1952: Em março a Volkswagen instalou um segundo refletor (olho de gato) na traseira, abaixo das lanternas. Lançamento da versão “Pickup” no mês de agosto, câmbio com 2ª,3ª,4ª sincronizadas. Johnny destaca que "Quando ela foi lançada em 1952, as tampas eram lisas, ou seja, não tinham aquelas estampas retangulares, em baixo relevo, na chapa."
Chapa da carroceria lisa
segundo olho de gato
1953: o primeiro modelo a receber parachoque traseiro foi o modelo "De Luxe", conhecido pelo apelido "Samba", no chassi nº 20-047102, em março. Curiosamente o parachoque traseiro não surgiu ao mesmo tempo nos diversos modelos de Barndoors. Nos modelos "Microbus Standard", "Kombi" e "Panelvan", surgiu a partir do chassi nº 20-069409, em dezembro de 1953. O câmbio passou a ter a 2ª, 3ª e 4ª marchas sincronizadas. Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado "sistema CKD", "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor. Em dezembro de 1953, motor 1200cc de 36hp.
1954: a Barndoor nº 100.000 sai da linha de produção em Wolfsburg. Era dia 09 de outubro de 1954 e o então diretor geral da Volkswagen, Heinrich Nordhoff, proferiu um entusiasmado discurso na fábrica."
Em março de 1954, a “Pickup” é último modelo a receber o parachoque traseiro, a partir do chassi nº 20-079856. Como já foi informado acima, neste ano, a chapa da carroceria recebe estampas retangulares, em baixo relevo, com a finalidade de reforçar a estrutura.
Chapa da carroceria com relevos
1955: oficialmente, a última Barndoor foi fabricada em 28/02/1955, com o número de chassi 20-117901, 03/55-> caixa de direção com roletes. A partir de 1955, as versões de Fusca e Kombis que iam para os EUA, tinham de ter as tetinhas , pois as bananinhas eram proibidas pela legislação deles.