Autores: Eduardo Gedrait e Rafael de Oliveira
Criação: Outubro de 2015
Atualização: Abril de 2020
Agradecimentos: Anfavea, VW do Brasil, João Piccino e Thiago de Araújo
Produção:
2009 - 27.973 unidades
2010 - 25.417 unidades
2011 - 27.568 unidades
2012 - 24.610 unidades
2013 - 26.914 unidades
Cores originais:
Branco cristal - B4B4 ou 04 branca
Tipos de Kombi:
211 - Furgão
237 - STD
O que mudou entre 2009 e 2013?
1) 2009: Adoção de break-light (terceira luz de freio) de série na extremidade do teto e nova grade dianteira, levemente reestilizada com novas aletas para refrigeração.
2) 2011: A produção atinge 1.500.000 unidades
Folder de 2011:
Clique para ver:
3) 2013: Ultimo ano da produção da Kombi. Em 18/12/2013, as 22 horas, a última kombi saia da linha de produção da fábrica Anchieta.
A unidade chassi EP22526 foi guardada no acervo da fábrica.
Fotos de um exemplar original de 2013: (clique pra ver o álbum)
A VW fez uma homenagem para a kombi com uma campanha de deslançamento:
(Clique para ver em tamanho maior)
(Clique para ver o vídeo da campanha)
A campanha teve até um testamento:
Uma versão especial foi criada com apenas 1200 unidades produzidas. As unidades serão numeradas com placa de identificação no painel. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial "56 anos – Kombi Last Edition'. A "Last Edition", assim como sua irmã mais velha, a edição de 50 anos, ganhou a pintura "saia e blusa" com os tons de azul e branco, homenageando novamente a sua primeira geração, também recebendo outras características e acessórios de época da Kombi de luxo nos anos 50, 60 e 70, tais como pneus com faixa branca, calotas e rodas pintadas de branco. O interior da Kombi Last Edition traz cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro com braçadeiras que trazem o logotipo "Kombi" bordado, um elemento de decoração típico das versões mais luxuosas das décadas de 1960 e 1970. Os bancos têm forração especial de vinil: bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca). As laterais e as costas dos assentos têm acabamento de vinil expandido Cinza Lotus. O revestimento interno das laterais, portas e porta-malas também é de vinil Azul Atlanta, com costuras decorativas pespontadas. O assoalho e o porta-malas são recobertos por tapetes com insertos em carpete dilour Basalto, mesmo material que reveste o estepe fechando com chave de ouro o interior mais nostálgico de todas as versões. O comprador também leva sistema de som em LEDs vermelhos, lê arquivos MP3 e possui entradas auxiliar e USB. Dentro do porta-luvas, o manual do proprietário vem com uma capa especial comemorativa. A Kombi "Last Edition" inicialmente teria 600 unidades produzidas, numero felizmente aumentado para 1200 posteriormente pela Volkswagen devido a tamanha demanda de procura pelo ultimo modelo, com colecionadores e amantes deste modelo historico interessados até no exterior. A série especial Last Edition foi produzida pela empresa especializada em transformações veiculares Rontan, localizada na cidade paulista de Tatuí, que recebeu o lote de 1200 Kombis "normais", portanto a Last Edition não seria necessariamente uma versão, mas sim uma customização. A ultima Kombi desta edição, de numero 1200/1200 foi levada para a matriz na Alemanha e ganhou lugar reservado no museu de veículos comerciais do grupo Volks em Hannover.
Links sobre a Last Edition:
Últimos folders:
Folder de 2014: (clique pra ver em tamanho maior)
Voltar Newsletter
Receba novidades do site no seu email.